Untitled Document
Podas

Época de podas nas Roseiras

 

Para quem mantém as tradicionais roseiras no jardim, lembramos que julho é o mês ideal para a poda dessa espécie, para que ela possa crescer encorpada e florir na entrada da primavera. Caso a poda não seja feita, a roseira vai crescer muito, mas de maneira irregular e com galhos fracos.

O primeiro passo para uma poda eficiente das roseiras é eliminar os galhos secos. Em seguida, deve-se escolher a altura desejada para a planta e promover o corte dos galhos verdes. O importante nessa fase do processo é prestar atenção nas pequenas brotações no caule, as gemas, e fazer o corte a cada três gemas de um centímetro.

Não há regra para a escolha da altura que a roseira deverá ficar depois da poda. O critério varia com o gosto pessoal. Prefiro roseiras mais baixinhas e cheias para valorizar as flores, já que a folhagem da planta não é tão bonita, observa, acrescentando que, geralmente, uma boa poda corta de 20 a 30cm na altura das roseiras. No geral, dois terços da planta são cortados, mas num prazo de 60 dias depois da poda, a planta brota de novo e fica linda.

As roseiras precisam de três adubações anuais para uma floração abundante. A principal delas é justamente depois da poda. Para cada metro quadrado de roseiras, a adubação deve ser feita com 10 a 15 quilos de um composto orgânico húmus ou esterco bem curtido misturados a 200 gramas de farinha de osso e 50 gramas de um produto chamado osmocolt.

Mas a adubação no inverno só vale para as roseiras; as demais espécies dispensam o processo na estação. Nas outras plantas, principalmente nas que se encontra em estado de dormência, a adubação no inverno não traz nenhum resultado efetivo. É perda de tempo e dinheiro.

PRAGAS Outra preocupação com as plantas na estação, é o perigo de proliferação de doenças e pragas. Como a maioria das plantas nessa época está em estado de dormência para guardar energia para a plena atividade na primavera, ficam mais sujeitas a doenças. No inverno também aumentam as chances da contaminação dos jardins por pragas, como as lagartas que atacam palmeiras e samambaias.

Parceiros
Busca Rápida
Flores
Ervas Medicinais
Jardim de Inverno
Temperos de Hortas
Previsão do Tempo
Visitas

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/jardimsv/public_html/restrito/contador.php on line 15

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/jardimsv/public_html/restrito/contador.php on line 15
188374

Desenvolvido por DebugWeb - ©2010 - Todos os direitos reservados. [ restrito ]