Dicas de Flores
Voltar
Hibisco
Nome Popular: Hibisco, hibisco-da-china, mimo-de-vênus, graxa-de-estudante, hibisco-tropical
Nome Científico: Hibiscus rosa-sinensis
Sinonímia: Hibiscus sinensis
Família: Malvaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ásia Tropical
Ciclo de Vida: Perene
O hibisco é a flor símbolo do Havaí. Além disso é umas das plantas mais cultivadas nos jardins brasileiros, devido ao seu rápido crescimento, beleza e rusticidade. Há um grande número de variedades, que podem apresentar folhas estreitas ou largas, variegadas ou não e flores das mais diversas formas, tamanhos e cores.
A floração estende-se por todo o ano e as flores são sempre solitárias. Versátil, adapta-se às mais diversas funções paisagísticas, servindo como excelente cerca-viva, arbusto, renques, composições ou simplesmente como planta isolada em vasos.
De característica tropical, o hibisco deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica com adubações periódicas para uma floração exuberante. Não tolera geadas. Suporta a salinidade e o sombreamento parcial. Multiplica-se por estaquia e alporquia.
31/07/10 : 22:11

Hortênsia
Nome Popular: Hortênsia, hortência, rosa-do-japão, hidrângea
Nome Científico: Hydrangea macrophylla
Sinonímia: Viburnum macrophyllum
Família: Saxifragaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: China e Japão
Ciclo de Vida: Perene
A hortênsia é a flor símbolo do município de Gramado, conhecida cidade da serra gaúcha. É um arbusto muito florífero e rústico. Produz inflorescências em forma de buquês, compostas de muitas flores, que podem ter a cor azul, lilás, rósea, vermelha e branca conforme a variedade e o pH do substrato. Solos mais ácidos produzem flores mais azuis, enquanto que os mais alcalinos resultam em flores mais róseas. Ocorrem ainda variedades de flores de bordas arredondadas, estreladas, recortadas e triangulares. As folhas são de coloração verde-clara, coriáceas e com bordas denteadas. A hortênsia presta-se para o plantio como bordadura, maciço, renque, cerca-viva e isolada em vasos.
Devem ser cultivadas a pleno sol em solos bem adubados e ricos em matéria orgânica, regados periodicamente. Requer poda anual, no final do inverno para um intenso florescimento na primavera e verão. Aprecia o frio, sendo indicada para regiões de altitude e de clima mais ameno. Multiplica-se por estacas.
31/07/10 : 22:06

Hemerocale
Nome Popular: Hemerocale, Hemerocális, lírio-de-um-dia, lírio-de-são-josé, lírio-amarelo, lírio
Nome Científico: Hemerocallis x hybrida
Sinonímia: Hemerocallis flava, Hemerocallis fulva
Família: Hemerocallidaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ásia, Japão, Sibéria, China e Eurásia
Ciclo de Vida: Perene
Seu nome atual origina-se do grego hemero=dia e kallos=beleza, referindo-se a uma de suas importantes características: cada flor dura apenas um dia. É uma das plantas preferidas para cultivo em jardim, pois além de ser muito fácil de cultivar possui a exuberância das plantas mais aristocráticas.
As folhas originam-se da base, são lineares e estreitas, com a nervura central bem marcada. A inflorescência surge de um longo escapo floral e contém de duas a cinco flores cada. As flores tem três sépalas e três pétalas e parecem com os lírios verdadeiros (da família Liliaceae). Elas são amarelas na espécie H. flava e alaranjadas na H. fulva. Nos híbridos (H. x hybrida) diversas cores já foram ser produzidas, com excessão do branco puro e do azul. A floração é influenciada pela variedade hortícola, mas em geral ocorre nos meses mais quentes em climas subtropicais e temperados e durante o ano todo em regiões tropicais. Apresenta grande versatilidade e rusticidade no paisagismo, sendo uma excelente bordadura pelo efeito marcante de suas folhas, da mesma forma destaca-se em maciços ou grupos. É a flor eleita para jardins de pouca manutenção, como em condomínios e jardins públicos. No Oriente, sua utilização vai além do paisagismo, enriquecendo a culinária e a medicina popular, Devem ser cultivados em solos férteis, adubados com matéria orgânica e irrigados periodicamente. Não tolera terrenos encharcados. Algumas variedades apreciam o frio, outras apresentam boa tolerância. Multiplicam-se pela divisão das touceiras, formando mudas com folhas e rizomas bem formados. As folhas devem ser cortadas pela metade durante o plantio.
31/07/10 : 22:04

Helicônia-papagaio
Nome Popular: Helicônia-papagaio, tracoá, caetezinho, planta-papagaio
Nome Científico: Heliconia psittacorum
Família: Heliconiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
A helicônia-papagaio é uma das helicônias mais cultivadas e conhecidas no mundo. Ela é uma planta essencialmente tropical, entouceirada e rizomatosa, com ramos de textura herbácea. Suas folhas são coriáceas, verdes e lisas, com formato oval-lanceolado, sustentadas por ramos eretos com cerca de 1,5 metros de altura e que formam densas touceiras com o tempo. Suas inflorescências curtas são produzidas em hastes longas e eretas, e são compostas de brácteas brilhantes e cerosas, de colorido vibrante, que vai do amarelo ao vermelho e, pequenas flores verdadeiras, que surgem de dentro das brácteas.
A floração desta helicônia ocorre no verão. Atualmente existem muitas variedades comerciais de Helicônia-papagaio, com brácteas róseas, laranjas e com manchas marrons, etc. Entre estas podemos citar `Andromeda`, `Sassy`, `Lady Di`, `Choconiana`, `Golden Torch` e `Strawberries and Cream`. É uma planta arbustiva adequada para jadins tropicais, onde pode ser utilizada em renques junto a muros ou em maciços e conjuntos. As inflorescências duráveis são largamente aproveitadas como flor-de-corte em arranjos florais.
Deve ser cultivada sob pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. Aprecia o calor e a umidade tropicais. Tolera o frio subtropical, podendo ser cultivada com sucesso em regiões com este clima. Adubações ricas em fósforo e potássio, além de reposições de matéria orgânica estimulam uma folhagem exuberante e uma floração mais abundante. Multiplica-se por divisão das touceiras.
31/07/10 : 22:00

Parceiros
Busca Rápida
Flores
Ervas Medicinais
Jardim de Inverno
Temperos de Hortas
Previsão do Tempo
Visitas

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/jardimsv/public_html/restrito/contador.php on line 15

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/jardimsv/public_html/restrito/contador.php on line 15
188374

Desenvolvido por DebugWeb - ©2010 - Todos os direitos reservados. [ restrito ]