Dicas de Flores
Voltar
Anêmona
Nome Popular: Anêmona-do-japão
Nome Científico: Anemone japonica
Família: Ranunculaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: China e Japão
Ciclo de Vida: Perene
A anêmona-do-japão é uma planta muito graciosa e sofisticada. As folhas grandes e ásperas são trilobadas e apresentam bordos serrilhados. As flores são grandes também, sustentadas por longos pedúnculos florais e podem ser simples, semi-dobradas ou dobradas, nas cores branca, rosa ou carmin. A floração ocorre no verão. Ela apresenta um porte relativamente grande, cerca de 90 cm.
No paisagismo prestam-se para a formação de maciços, canteiros e bordos de muros, adequando-se a vários estilos de jardins. Devem ser cultivadas a pleno sol, embora tolere meia-sombra durante parte do dia. O solo deve ser fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Multiplica-se por divisão da touceira
27/07/10 : 22:49

Amor Agarradinho
Nome Popular: Amor-agarradinho, viuvinha, mimo-do-céu, coralita, cipó-coral, lágrima-de-noiva, rosália, rosa-da-montanha, cipó-mel, georgina, amor-entrelaçado, bela-mexicana
Nome Científico: Antigonon leptopus
Família: Polygonaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: México
Ciclo de Vida: Perene
Sinonímia: Antigonon cordatum
O amor-agarradinho tem efeito surpreendente, suas flores delicadas em formato de coração criam uma atmosfera romântica e atraem muitas abelhas. As inflorescências são compostas de muitas flores rosas ou brancas, dependendo da variedade, e se formam durante a primavera e o verão. É semilenhosa, portanto se adapta a qualquer tipo de suporte, desde arcos, cercas até caramanchões. As folhas fecham bem a estrutura fornecendo sombra durante todas as estações.Devem ser cultivados a pleno sol em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica. As adubações periódicas estimulam uma floração intensa. Multiplica-se por sementes, estaquia e alporquia.
27/07/10 : 22:45

Alamanda Roxa
Nome Popular: Alamanda-roxa, alamanda-rosa, orelia, rosa-do-campo, alamanda-cheirosa
Nome Científico: Allamanda blanchetti
Família: Apocynaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Sinonímia: Allamanda violacea
A alamanda-roxa é uma planta muito rústica e bonita. Ela apresenta ramos longos e arroxeados e folhas ovaladas, coriáceas, verdes e brilhantes. As flores são grandes, de cores envelhecidas, que incluem o rosa, o roxo, o amarelo e o creme, de acordo com a variedade. As floração pode se extender por todo o ano, mas é mais abundante nos meses quentes.
No jardim pode ser plantada isolada ou em grupos, formando maciços e renques. No entanto é mais comum sua utilização como trepadeira, quando tutorada adequadamente sobre suportes, através de amarrios. Desta forma pode cobrir arcos, treliças e caramanchões, entre outros. Por ser uma planta tóxica, deve se ter o cuidado de mantê-la longe do alcance de crianças pequenas e filhotes de cães.
Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, leve, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Devido ao peso da ramagem vigorosa, deve-se evitar seu uso em treliças e cercas mais frágeis. Seu crescimento é moderado. Não tolera o frio intenso. Multiplica-se por sementes e estacas.
27/07/10 : 22:43

Amor Perfeito
Nome Científico: Viola tricolor
Nome Popular: Amor-perfeito-dos-jardins, amor-perfeito, amor-perfeito-miniatura
Família: Violaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ásia e Europa
Ciclo de Vida: Perene
- Adequação: Curte um friozinho e agüenta as geadas. Deve ser cultivada em jardins.
- Cuidados: Os jardins devem ser ricos em matéria orgânica. E não se esqueça de regar com boa freqüência.
- Dica: Cultive a Viola tricolor em canteiros protegidos do sol. Semeie as sementes durante o Outono.
27/07/10 : 22:41

Agave - Dragão
Nome Popular: Agave-dragão, tromba-de-elefante
Nome Científico: Agave attenuata
Família: Agavaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: México
Ciclo de Vida: Perene
O agave-dragão é uma planta muito utilizada no paisagismo, em composição com outras plantas ou em maciços. Tem folhas grossas verde-claras com superfície acinzentada. Pode emitir uma inflorescência longa e cilíndrica com muitas florezinhas. Com o tempo, surgem desta inflorescência, diversas mudinhas de novos agaves-dragão.
Deve ser plantado a pleno sol, com solo fértil e com regas regulares. O agave-dragão viceja com muito mais facilidade no calor. Combina muito bem com jardins geométricos e tropicais.
27/07/10 : 22:34

Alegria-dos-jardins, Sálvia, Sangue-de-adão
Nome Científico: Salvia splendens
Nome Popular: Alegria-dos-jardins, Sálvia, Sangue-de-adão
Família: Lamiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
É uma planta semi-lenhosa e subarbustiva, costuma murchar no inverno, mas brota novamente na primavera. A Sálvia deveria ser chamada de “Cantinho dos beija-flores”. Suas flores tubulares esbanjam uma forte cor vermelha, e sua atração aos beija-flores e também às borboletas é um ótimo motivo para que se plante nas épocas de primavera.
É uma ótima recomendação para canteiros de jardim, se quiser que sua casa fique com a frente totalmente linda. Com sua fragrância que lembra o abacaxi, são deliciosas e dão cores em saladas de frutas, bebidas e sobremesas. Esmague algumas folhas aromáticas em um chá quente ou frio, para um gosto prazeroso.
É necessário sol pleno para seu desenvolvimento e regas regulares para um melhor crescimento e florescimento. A Sálvia irá murchar e eventualmente perderá suas folhas durante a secura, mas voltando a regar, normalmente se estabiliza. A poda após o florescimento revigora a planta. Tolerante a baixas temperaturas. Multiplica-se por sementes.
26/07/10 : 19:58

Azaléia
Nome Científico: Rhododendron simsii
Sinonímia: Azalea indica var simsii
Nome Popular: Azaléia, azaléia-belga
Família: Ericaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: China
Ciclo de Vida: Perene
- Adequação: Vive sob o sol e meia-sombra, e sua floração acontece no inverno e no início da primavera.

- Cuidados: É um arbusto rústico, e por isso adapta-se bem a diversos solos. Contudo, para a produção de uma bela florada, o ideal é cultivá-la sob a seguinte mistura: 2 partes de terra de jardim, 1 parte de areia e 1 parte de composto orgânico.

- Dica: Depois da floração, recomenda-se uma poda para que novos brotos surjam para garantir uma próxima florada próspera. Aproveite para limpar a planta, retirando galhos em excesso até chegar ao formato desejado.
26/07/10 : 19:55

Alpinia Purpurata
Nome Popular: Alpínia, Gengibre-vermelho
Nome Científico: Alpinia purpurata
Sinonímia: Guillainia purpurata
Família: Zingiberaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ilhas dos Mares do Sul
Ciclo de Vida: Perene
De porte médio, a alpínia é uma planta que combina muito bem com paisagens tropicais. Produz inflorescências belíssimas, com flores pequenas de coloração branca e brácteas vermelhas ou róseas, em hastes eretas. As folhas são ornamentais também. Muito rústica, esta planta também é utilizada como flor de corte.

Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra. seu cultivo é feito como touceiras.
05/02/11 : 19:04

Agapanthus Africanus
Nome Popular: Agapanto, Agapantus
Nome Científico: Agapanthus africanus
Sinonímia: Crinum africanum
Família: Agapanthaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene
O agapanto é tolerante a baixas temperaturas de inverno.Florece na primavera flores brancas, liláses ou azuis, dependendo da variedade, sua folhagem é muito bonita.
No paisagismo, o agapanto é ideal para maciços e bordaduras a pleno sol. Emoldurados por gramados bem cuidados. É uma planta excelente para bordar a parte baixa de muros e arbustos em renques. É muito rústica, resistente a doenças e de baixíssima manutenção.
Resiste ao frio, geadas ,importante é adudar no final do inverno.
05/02/11 : 19:01

Parceiros
Busca Rápida
Flores
Ervas Medicinais
Jardim de Inverno
Temperos de Hortas
Previsão do Tempo
Visitas
183417

Desenvolvido por DebugWeb - ©2010 - Todos os direitos reservados. [ restrito ]