Curiosidades
Chegou a Primavera
Foto de exibio
A primavera chega, com sua energia de renovação invadindo a natureza! Aproveite para ajudar o seu jardim a entrar no clima:

1. Revolver a terra dos canteiros: Solos compactados dificultam a expansão das raízes e prejudicam a retirada dos nutrientes do solo. Por isso, uma boa medida é revolver a terra dos canteiros, para facilitar a aeração e a penetração de água.

2. Adubar: Não é só na primavera que se faz adubações, mas esse período é um dos melhores para dar “uma força” às plantinhas. Aqui vão duas sugestões:
Adubação química - NPK 10-10-10 aplicado de acordo com as instruções da embalagem e NPK 4-14-8 para as espécies que estão começando a florescer.
Adubação orgânica - composto orgânico ou esterco de gado bem curtido, na proporção de 3 litros por m2 de canteiro.

3. Defender as plantas: Receitas caseiras e naturais como a Calda de Fumo e a Calda Bordalesa ajudam a defender suas plantas contra o ataque de pragas e doenças, muito comuns neste período de grande atividade na natureza. A aplicação pode ser preventiva, a cada 15 dias.

4. Semear: Aproveite para semear principalmente as plantas anuais como calêndula (Calendula officinalis), amor-perfeito (Viola tricolor) e girassol (Hellianthus annus), entre outras.

5. Fazer mudas: O período também é muito bom para fazer mudas por estaquia de ramos de várias espécies de plantas, como hortênsia (Hidrangea macrophilla), sininho (Abutilon magapotamicum), flor-de-cera (Hoya carnosa), etc. Retire um galho com cerca de 10 cm. Tire as folhas do galho e deixe apenas as duas folhas da extremidade, cortadas ao meio no sentido horizontal. Molhe a base da estaca e mergulhe-a num hormônio enraizador em pó (encontrado em lojas de produtos para jardinagem). Prepare um recipiente com a mistura de terra adequada à espécie e plante a estaca. Regue regularmente. Após 2 ou 3 semanas, mais ou menos, você terá uma muda pronta para ser replantada.

Fonte: www.jardimdeflores.com.br
21/07/10 : 22:56
Voltar
Parceiros
Busca Rápida
Flores
Ervas Medicinais
Jardim de Inverno
Temperos de Hortas
Previsão do Tempo
Visitas
183484

Desenvolvido por DebugWeb - ©2010 - Todos os direitos reservados. [ restrito ]